terça-feira, 12 de março de 2013

plano de ensino 3º ano

ESTADO DE SANTA CATARINA

E.E.B. OURO VERDE  

                                      SEDE OURO VERDE – GUARACIABA – SC




PLANO ANUAL DE ENSINO 3º ANO


                PROFESSORA:VERA LÚCIA SCHERER
                               3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
                               ANO:2013




      OBJETIVO GERAL

            Oportunizar ao aluno um ambiente escolar que valorize o ser humano como sujeito histórico e cultural observando e respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento de habilidades humanas reflexivas e questionadoras.

            METAS

·         Almeja-se que durante o ano letivo os educandos sintam-se inseridos ao processo de ensino e de aprendizagem e que construam o conhecimento a partir da mediação do educador ;

·         Que no processo do aprender haja uma troca de vivências culturais entre alunos e professores e que todos tenham uma aprendizagem rica e significativa;

·         Espera-se que o aluno consiga  melhorar a sua comunicação em relação ao outro respeitando as opiniões e valorizando cada área do conhecimento ;

·         Pretende-se incentivar, ouvir e orientar  os alunos para que consigam viver bem na família, escola e sociedade, tornando-os indivíduos críticos, responsáveis e conscientes ;

·         Orientar o aluno para que consiga ter seqüência e ordem em seu caderno ;

·         Ajudar  o aluno a ser organizado e responsável em relação ao seu material escolar ;

·         Incentivar para que os educandos desenvolvam a capacidade do uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas,ampliando a compreensão,a interpretação e análise dos diversos textos existentes ,respeitando a capacidade crítica e as habilidades de produção espontânea,utilizando situações da realidade social e do cotidiano como representação do processo com diferentes representações culturais ;

·         Contribuir para que os alunos construam um mundo mais justo e igualitário, aprendendo a conviver com o outro,com as diferenças e com as novas tecnologias,tendo como pontos os temas transversais ;



      LINGUA PORTUGUESA:

      Objetivos específicos:

·         Desenvolver o hábito de ouvir o outro ;
·         Aquisição da leitura e da escrita ;
·         Compreensão de diferentes modos de falar e de escrever ;
·         Formação de leitores: ler com fluência, entonação e ritmo(individualmente e em grupo) ;
·         Criar o hábito da leitura como forma de aquisição de conhecimento e como maneira lúdica, criativa e prazerosa de aprender ;
·         Leitura de histórias, bilhetes, músicas, contos, poesias, histórias em quadrinhos, etc ;
·         Utilização correta das letras ;
·         Identificar diversos tipos de frases ;
·         Interpretar e produzir frases, parágrafos e textos ;
·         Empregar corretamente os sinais de pontuação ;
·         Produzir e interpretar pequenos textos, coletivos e individuais ;
·         Realizar recorte de revistas e jornais...

Conteúdos programáticos:

·         Função social da escrita
·         Oralidade: contação de histórias, dramatizações, imitação, filmes, diálogos, debates...
·         Gêneros textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, poesias, receitas, notícias, fábulas, bilhetes, caça-palavras, cartazes, informativos, músicas, contos, quadrinhas, entrevistas, gibis, literatura infantil, cruzadinhas, dicionário entre outros ;
·         Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise, e produção ;
·         Tipologia textual:narrações, descrições e dissertações ;
·         Leitura de textos diversos e variados ;
·         Leitura com fluência e ritmo ;
·         Estruturação de textos: palavras, frases, parágrafos ;
·         Alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita ;
·         Ordem alfabética ;
·         Letras maiúsculas, minúsculas, vogais e consoantes;
·         Análise lingüística: acentuação, pontuação, ortografia, variações, morfogramaticais (R, RR, S, SS, EZA...), classes gramaticais (substantivos, adjetivos, encontro consonantal, encontro vocálico, artigo, numeral,verbos);                                                                                                                      


MATEMÁTICA:

Objetivos específicos:

·         Entender a matemática e a sua importância no dia a dia ;
·         Conhecer a história do sistema de numeração decimal ;
·         Resolver cálculos e situações problemas envolvendo as quatro operações ;
·         Conhecer e representar os numerais ;

Conteúdos programáticos:
·         Sistema de numeração decimal (leitura, escrita-unidade, dezena, centena);
·         Valor posicional – ordens e classes ;
·         Números pares e ímpares ;
·         Sucessor e antecessor ;
·         Ordem crescente e decrescente ;
·         Dúzia e meia dúzia ;
·         Números ordinais ;
·         Números Romanos ;
·         Adição e subtração com e sem reagrupamento ;
·         Multiplicação: nomenclatura, dobro, triplo, com e sem reagrupamento ;
·         Divisão: situações de repartir em partes iguais, determinar quantas vezes uma quantidade cabe em outra, divisões exatas e não exatas, nomenclatura, metade ;
·         Situações problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão ;
·         Jogos e desafios envolvendo as quatro operações ;
·         Leitura oral e escrita de numerais ;
·         Sistema monetário ;
·         Diferentes unidades de medidas de tempo (dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano) ;
·         Medidas de massa (grama e quilograma), de capacidade(litro e ml) e de comprimento (m, cm, km).


CIÊNCIAS:

Objetivo específicos:

·         Reconhecer a higiene como fator fundamental para se ter saúde ;
·         Diferenciar o meio biótico do abiótico (água, ar, solo, sol e seres vivos).
·         Relacionar a diversidade dos seres vivos ;

                  Conteúdos programáticos:

·         Corpo humano e saúde : noções de crescimento e desenvolvimento, órgãos do sentido,higiene física, mental, social e alimentar ;
·         Ambientes naturais e modificados pelo homem ;
·         Preservação, poluição e destruição da natureza ;
·         Relação dos seres vivos ;
·         A flora: tipos de vegetais, partes dos vegetais,reprodução por sementes, germinação ;
·         A fauna: animais aquáticos e terrestres, algumas características de mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios, ovíparos, vivíparos, herbívoros, carnívoros e onívoros ;


HISTÓRIA E GEOGRAFIA:

Objetivos específicos:

·         Desenvolvimento da autonomia na orientação espacial e temporal ;
·         Valorização de formas sustentáveis  de apropriação e transformação dos recursos naturais ;
·         Valorização da diversidade cultural e étnica da comunidade de convívio ;
·         Compreensão  da realidade social, da própria identidade considerando o espaço vivenciado e municipal ;
·         Valorização da história do município ;
·         Reconhecer os símbolos municipais ;
·         Conhecer e aprender sobre os aspectos geográficos do município ;


                   Conteúdos programáticos:

·         Eu como sujeito histórico ;
·         Escola ;
·         Comunidade ;
·         Município – hino, brasão, bandeira, mapa, história, aspectos físicos e geográficos – limites ;
·         Poluição e preservação da natureza e do espaço construído ;
·         Diversidade cultural do município em que se vive, observando suas características étnicas ;
·         Tipos de moradias / construções ;
·         Espaço rural e urbano ;
·         Direitos e deveres do município ;
·         Manifestações artísticas predominantes do município ;
·         Crenças, mitos e lendas presentes na história municipal ;
·         Datas comemorativas ;




                   ENSINO RELIGIOSO


                   Objetivos específicos:

·         Promover um crescimento harmonioso com o outro, observando e respeitando as diferenças.
·         Praticar atos que demonstram os valores;bondade,amizade,respeito,solidariedade,auto-estima e fidelidade...
·            Identificar e cooperar com quem está com dificuldades.

Conteúdos programáticos:

·         Eu,parte do meio ambiente;
·         O respeito ao semelhantea
·         Virtudes: alegria,confiança,honestidade,amor,ética,amizade,justiça,fraternidade;
·         Construção pessoal;
·         A natureza manifesta a beleza de Deus;
·         Diferentes crenças;
·         Acontecimentos marcantes na história;
·         Valores que aproximam,trabalho solidário,saber ouvir e acolher a diversidade;
·         Interdisciplinaridade;

Serão trabalhados durante o ano os temas transversais:

- Cidadania;
- Eu e os outros:melhorando as relações;
- Boas maneiras:em pequenos passos;
- Documentos e leis do cidadão;
- Órgãos públicos a serviço do cidadão;
- Cidadão e escola:direitos e responsabilidades;
- Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade (Relações étnico-raciais e de gênero,inclusão e exclusão social,protagonismo juvenil);
- Ética,indisciplina e violência nas escolas;
- Participação do povo:democracia;
- A cidadania e a sociedade tecnológica;
- Saúde,ética e justiça social;
- Sociedade desigual para ser muito bem educado;
- Como você gostaria de ser;
- Hino Nacional Brasileiro e Hino do Município;
- Hino à Bandeira Nacional/Independência e
  Hino de Santa Catarina;
- Símbolos municipais;
- Normas de convivência escolar;
- Responsabilidade dos alunos;
- Direitos do aluno;
- Saber escolher;
- Dica de estudo;
- Cuidados com a atmosfera;
- Bullying e ciberbullyng:como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz.


AVALIAÇÃO

                A avaliação será contínua, levando em consideração o envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem.Além do caráter formativo,será avaliado o aluno através de trabalhos individuais e em grupo,na oralidade e na escrita,nas suas produções através de provas,ditados,textos e relatórios.



                                         

                    


             










































































































                                  
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário